A primeira vista você já percebeu que as caspas a princípio são aqueles flocos brancos na camisa logo após pentear seus cabelos longos é comum aparecer em regiões oleosas na pele, como nos lados do nariz e sobrancelhas.
Caspas e o que fazer?
Cabelos longos, ondulados e curtos por mais cuidado que você tenha com seus fios mesmo assim eles estão sujeitos a dermatite seborreica que na sua vez é crônico, ou seja, não tem cura só prevenção com produtos específicos para caspa.
Acima de tudo dermatite seborreica mais conhecida com o nome popular de caspa, assim sendo uma inflamação na pele causada pelo fungo da família Malassezia afetando tanto os cabelos longos e ondulados através do excesso de oleosidade na pele.
Quais são os Sintomas?
Nos casos dos bebês os sintomas desaparecem com o tempo, assim como de preferência lavar os cabelos com shampoo com PH neutro para os bebês.
A caspa também conhecida como dermatite seborreica, pode afetar adultos até crianças os sintomas são:
- Coceira na região ou envolta dela.
- Vermelhidão e machas na região afetada.
- Caspas no couro cabeludo, face, sobrancelhas, virilha e orelhas.
- Oleosidade na pele e no couro cabeludo.
- Perda de cabelo.
- Escamas amarelas oleosas que ardem.
Quais os cuidados necessários com seu cabelo?
Mesmo sua higiene estando em dia, ainda assim poderá ter caspa por causa que a ação desse fungo é crônica com sintomas de melhora ou outrora piora.
Dessa maneira procure uma dermatologista de sua confiança com a finalidade de orientá-lo, mas conhece Alonxidil são um completo vitamínico que fortalece os fios capilares.
- Lavar os cabelos com água morna ou fria (pode ser antes de entrar no banho)
- Nas épocas mais frias a princípio prefira água morna ao invés de água fria para que não pegar um resfriado.
- Limpar a pele, seu rosto com algodão e solução fisiológica pelo menos três vezes ao dia por fim é ideal para limpar e hidratar a pele.
- Usar produtos antifúngicos assim como shampoo e condicionador a base de cetoconazol ou ciclopirox são os mais usados.
- Lembre-se logo após o enxágue não usar toca ou boné que abafe os cabelos, mas sim seque o cabelo com uma toalha de microfibra com movimentos suaves.
- Não exponha seu cabelo ao calor excessivo do secador por que pode danificá-lo ou até mesmo quebrá-lo.
- Na hora do banho usar o shampoo duas vezes, ou seja, lavar na primeira vez massageando suave mente para tirar o excesso de sujeira e oleosidade e na segunda para garantir que os fios do cabelo estão realmente limpos.
- Sabonetes esfoliantes para o rosto, mas use com cuidado para não denegrir seu rosto.
Segundo abordado neste post independente dos cabelos os quais tenha ou mesmo que sua higiene este já em dia, a dermatite seborreica não é contagiosa podendo ser congênita.
A pele possuir essa inflamação, em conclusão vá a uma dermatologista em busca de orientações para descobrir se sua pele é oleosa ou seca.
Fonte:
https://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-seborreica-2/
Cover image, taken from: firstderm.com