Cuidados e Cortes de Cabelos Crespos Masculinos: Dicas - Blog - JP Cosmetics Fisicos - Jpcosmetics.com.br 

Cuidados e Cortes de Cabelos Crespos Masculinos: Dicas

Cabelos crespos masculinos são mais finos e consequentemente mais frágeis. E como os femininos têm uma tendência maior ao ressecamento. 

Uma regra básica para cuidar deste tipo de cabelo é a aquisição de shampoos, condicionadores específicos, hidratação e finalização. 

Quando pensamos em produtos vale lembrar dos diferentes tipos de cabelos existentes, que no caso dos crespos são ainda mais específicos. 

Então, a maneira correta de cuidar dos cabelos crespos masculinos, será encontrada neste artigo.  

CABELOS CRESPOS MASCULINOS E SEUS TIPOS

4A – O mais próximo dos cabelos cacheados, especificamente do cacheado 3B, se caracteriza por ter maior quantidade de escamas; 

4B – contém molas mais fechadas do que o, 4A, e encolhimento maior. Possui menos escamas, por este motivo, retém menos hidratação e consequentemente menos brilho; 

4C – tem a formação de cacho em zig e zag, ou seja, mais fechado. É de todos os crespos o mais frágil. Possui o menor número de escamas. No salão de beleza será o tipo de cabelo que deverá ter mais cuidado, principalmente no descolorimento.  

CABELOS CRESPOS MASCULINO E SEUS CUIDADOS

A lavagem é o processo de cuidado mais importante do cabelo crespo masculino. Como se sabe, a oleosidade do cabelo crespo está concentrada na raiz que não chega as pontas e por conta deste fator provoca ressecamento. 

Contudo, baseado neste dado, é recomendável que a lavagem aconteça três vezes por semana, seguido de: shampoo, hidratação e condicionador. 

Porém, vale um adendo. Por o cabelo crespo ser ressecado e o shampoo ter a função de agir no couro cabeludo e ressecar as pontas do mesmo, é indicado antes do shampoo, usar um pouco de condicionador para evitar o agravamento do ressecamento causado pelo shampoo. 


Este artigo pode interessar a você: Como cuidar e manter cabelos cacheados saudáveis em 2023


Dito isso, qual a melhor escolha de shampoo e condicionador?

Optar por produtos que não contenham sulfatos e silicones e que o mesmo forneça uma distribuição fácil por todo couro cabeludo. 

Será uma boa escolha shampoos com ação hidratante, principalmente para quem tem cachos, pois evitam o excesso de ressecamentos dos fios.   

Já o condicionador da mesma forma que o shampoo, deve conter uma fácil distribuição por todo couro cabeludo para facilitar o desembaraço. 

 Cremes 

É uma ótima opção para homens que possuem cabelos secos, grossos e volumosos, devido à composição com cereais e óleos. Já nos que possuem cabelos finos o creme poderá ser um pesadelo por deixá-lo pesado.  

 Gel 

A utilização deste produto em cabelos crespos masculinos pode provocar ressecamento por sua composição translúcida, siliconada e pegajosa. Opte por géis de Aloe vera orgânica

Mousse  

É recomendável principalmente para quem possui cabelo crespo fino. Tendo mousse, álcool e silicone em sua composição, não é compatível com cabelos mais grossos. 

Porém, é um produto que ajuda na flutuação dos fios. 

Pomadas 

São modeladoras que proporcionam brilho e alinhamento e trazem opções de textura como: consistência, oleosidade e alisamento. 

Se a intenção é colocar seu cabelo para cima, a pomada é uma ótima opção. 

CORTES PARA CABELOS CRESPOS MASCULINOS 

Waves – sendo uma texturização do qual provém de cremes específicos para utilização, pode ser “desenhado” com cabelo médio, volume maior ou menor, com risco de navalha, com freestyle, e com diversas opções.  

Tranças – dentre várias opções, tem a Nagô, que são bem fixadas na raiz do cabelo, onde o formato vai conforme o gosto, podendo ser por meio de desenho e padrões geométricos.  

Esta mesma trança terá em média uma duração de uma semana e meia até começar a aparecer o frizzo; 

Para evitá-lo existem pomadas para a prevenção, e para o cuidado mais permanente a higienização a seco, que nada mais é do que um shampoo em spray em conjunto com pano umedecido ou algodão para limpeza. 

Box Braids – se caracterizam por uma soltura maior, e por consequência não possuem grande fixação na raiz.  

Twists – dependendo do tipo de cabelo crespo consegue-se enrolá-los pelos dedos. Eis que este corte também é conhecido como “dedo dread.” 

Lofro – é o cabelo black power menor, mais alinhado, e ajustado, e exige menos trabalho em seu tratamento do que o black power tradicional. 

No processo de modelagem deste cabelo, de preferência opte pelo laquê, secando-o primeiramente e abrindo com “garfo”, depois ajuste-o com a mão, posteriormente seque-o e finalize com o laquê. 

Corte americano – é um incremento a cada tipo de corte, podendo ser feito com trança, twist, waves, black power. É um degradê, que ao invés de estar posicionado na horizontal, está na diagonal. 

Flap top – um corte clássico, que ilustra muito o corte que o ator Will Smith usava no seriado, “Um maluco no pedaço”. É um corte que pode-se trabalhar com degradê. 

Corte Raspado – pode utilizá-lo de diversas formas, dentre elas o degradê. 

E quando se fala em degradê, também há diversos que podem ser utilizados no cabelo raspado. Como: o degradê 1 para 2, navalhado, ferradura. 

Afro colorido – aplicado a volumes diferentes de cabelos, ou seja, cabelos crespos mais curtos, com tranças, e diversas variações que dão mais personalidade para o corte e penteado. 

Vale ressaltar que ao colorir o cabelo, tende-se que descolori-lo, e com isso as cutículas abrem-se o tornando-o áspero, grosso e quebradiço, então precisa-se de cuidado para não haver problemas futuros. 

Para este tipo de cabelo é necessária uma hidratação boa e específica. O produto deve ser passado na região descolorida para justamente evitar que quebre, seque e fique espigado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 13 =

Carrinho de compras