Caspas o que é, qual cuidados devemos ter? além de sintomas e dicas... - Blog - JP Cosmetics Fisicos - Jpcosmetics.com.br

Caspas o que é, qual cuidados devemos ter? além de sintomas e dicas…

A primeira vista você já percebeu que as caspas a princípio são aqueles flocos brancos na camisa logo após pentear seus cabelos longos é comum aparecer em regiões oleosas na pele, como nos lados do nariz e sobrancelhas. 

 Caspas e o que fazer?

Cabelos longos, ondulados e curtos por mais cuidado que você tenha com seus fios mesmo assim eles estão sujeitos a dermatite seborreica que na sua vez é crônico, ou seja, não tem cura só prevenção com produtos específicos para caspa. 

Acima de tudo dermatite seborreica mais conhecida com o nome popular de caspa, assim sendo uma inflamação na pele causada pelo fungo da família Malassezia afetando tanto os cabelos longos e ondulados através do excesso de oleosidade na pele. 

Quais são os Sintomas?  

Nos casos dos bebês os sintomas desaparecem com o tempo, assim como de preferência lavar os cabelos com shampoo com PH neutro para os bebês.

A caspa também conhecida como dermatite seborreica, pode afetar adultos até crianças os sintomas são: 

  1. Coceira na região ou envolta dela. 
  2. Vermelhidão e machas na região afetada. 
  3. Caspas no couro cabeludo, face, sobrancelhas, virilha e orelhas.  
  4. Oleosidade na pele e no couro cabeludo. 
  5. Perda de cabelo. 
  6. Escamas amarelas oleosas que ardem. 

Quais os cuidados necessários com seu cabelo? 

Mesmo sua higiene estando em dia, ainda assim poderá ter caspa por causa que a ação desse fungo é crônica com sintomas de melhora ou outrora piora.  

Dessa maneira procure uma dermatologista de sua confiança com a finalidade de orientá-lo, mas conhece Alonxidil são um completo vitamínico que fortalece os fios capilares.  

  1. Lavar os cabelos com água morna ou fria (pode ser antes de entrar no banho) 
  2. Nas épocas mais frias a princípio prefira água morna ao invés de água fria para que não pegar um resfriado. 
  3. Limpar a pele, seu rosto com algodão e solução fisiológica pelo menos três vezes ao dia por fim é ideal para limpar e hidratar a pele. 
  4. Usar produtos antifúngicos assim como shampoo e condicionador a base de cetoconazol ou ciclopirox são os mais usados. 
  5. Lembre-se logo após o enxágue não usar toca ou boné que abafe os cabelos, mas sim seque o cabelo com uma toalha de microfibra com movimentos suaves. 
  6. Não exponha seu cabelo ao calor excessivo do secador por que pode danificá-lo ou até mesmo quebrá-lo. 
  7. Na hora do banho usar o shampoo duas vezes, ou seja, lavar na primeira vez massageando suave mente para tirar o excesso de sujeira e oleosidade e na segunda para garantir que os fios do cabelo estão realmente limpos. 
  8. Sabonetes esfoliantes para o rosto, mas use com cuidado para não denegrir seu rosto. 

Segundo abordado neste post independente dos cabelos os quais tenha ou mesmo que sua higiene este já em dia, a dermatite seborreica não é contagiosa  podendo ser congênita.

A pele possuir essa inflamação, em conclusão vá a uma dermatologista em busca de orientações para descobrir se sua pele é oleosa ou seca. 

Fonte:

https://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-seborreica-2/

https://www-ncbi-nlm-nih-gov.translate.goog/books/NBK551707/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Cover image, taken from: firstderm.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − dez =

Carrinho de compras